PESQUISA ACADÊMICA
Meu interesse pela pesquisa acadêmica foi despertado primordialmente pela consciência ecológica referente às questões ambientais contemporâneas e, com isso, a necessidade de formar futuros docentes sensíveis a essas, principalmente na biorregião à qual pertencem.
Para receber orientações em TCCs ou em outras produções acadêmicas, observe que oriento pesquisas na área de Educação em Ciências, especialmente no Ensino de Física com abordagem CTSA, que envolvam os seguintes temas:
São problemas ou situações geralmente complexos e controversos, que podem ser utilizados em uma educação científica contextualizadora, por permitir uma abordagem de conteúdos inter ou multidisciplinares, sendo os conhecimentos científicos fundamentais para a compreensão e a busca de soluções para estes problemas [1].
É uma proposta de ensino que valoriza o contexto social e cultural do estudante, pois leva-se em consideração o contexto em que os estudantes vivem. Os temas são organizados de maneira a contemplar os conteúdos curriculares previstos [2].
São ferramentas que transformaram a forma como nos comunicamos, trabalhamos e aprendemos. Na educação, as TDICs são incorporadas às práticas docentes para tornar o aprendizado mais significativo, apoiar metodologias ativas e aproximar o processo educativo da realidade dos estudantes, promovendo maior interesse e engajamento [3].
[ 1 ] CONRADO, Dália Melissa; NUNES-NETO, Nei. Questões sociocientíficas e dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos no ensino de ciências. Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas, v. 1, p. 77-118, 2018.
[ 2 ] BRITO, L. P.; PALHETA, F. C. Uma experiência de ensino através de temas regionais na Amazônia: sinais do paradigma emergente. In: Colóquio Internacional de Geocrítica, n. 10. Anais [...].Barcelona: Universidade de Barcelona, 2008. Disponível em: <http://www.ub.edu/geocrit/-xcol/321.htm>. Acesso em: 6 nov. 2025.
[ 3 ] BRASIL. Ministério da Educação. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades. Caderno de Práticas – Aprofundamento. Brasília: MEC, [s.d.]. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/%20aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades?highlight=WyJocSJd. Acesso em: 6 nov. 2025.